Você com certeza já ouviu falar do efeito placebo. E sim: o condicionamento da mente exerce uma influência sobre tratamentos de saúde. Mas há muita polêmica e boas histórias sobre esse assunto, que serão abordadas neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE (você pode ouvi-lo logo abaixo).
Presidente do Instituto Questão de Ciência, a bióloga Natália Pasternak é a nossa convidada da vez. Entre outros relatos saborosos, ela trouxe a história de um médico que, durante a Segunda Guerra Mundial, não tinha mais estoques de morfina para aliviar a dor dos soldados. O que fazer? Ele colocou água com sal em âmpolas e as injetou nas vítimas, simulando que estava aplicando morfina. E os soldados relatavam que os incômodos diminuíam!
Por outro lado, vários falastrões usam o efeito placebo para vender métodos alternativos ou “milagrosos” de lidar com um problema de saúde. E isso pode inclusive mascarar ou agravar doenças sérias. Natália define o que é válido e o que não é ao lado do repórter André Biernath.
Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambiente? Clique aqui.
Dê o play abaixo para escutar pelo Spotify:
Ou pelo Youtube:
Ou pelo nosso site mesmo: