Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Os segredos de uma marmita saudável

A quentinha vinda de casa é uma ótima opção para comer bem e economizar dinheiro. Mas há estratégias para que ela mantenha o sabor e os nutrientes

Por Thaís Manarini
Atualizado em 24 out 2017, 16h48 - Publicado em 22 dez 2016, 16h49
Levar uma marmita para o trabalho, dependendo de suas escolhas, pode ser muito saudável (Foto: Dulla/)
Continua após publicidade

A marmita está na moda porque é parceira de um cardápio equilibrado e do salário. Mas há macetes para que realmente compense investir na quentinha — que nem precisa ser quentinha. Afinal, não adianta levar a comida de casa se ela chegar toda sem graça ao trabalho, né?

O pote

Se a refeição vai ao micro-ondas, prefira o de vidro, que também é fácil de limpar. O de plástico tem a vantagem de não quebrar. Só que alguns liberam compostos nocivos quando aquecidos. Se optar por um deles, esquente a comida no prato.

A sobremesa

Que tal ir de fruta? As mais resistentes são maçã, pera, banana, goiaba, laranja e mexerica. Também dá para levar morango, uva, mamão, melão e manga picados em um potinho — basta deixar na geladeira ou na sacola térmica.

A salada

Se for saborear legumes crus, é neste pote que devem ficar — aqui, nada será requentado. É essencial que os vegetais estejam secos. Então, após lavá-los em casa, deixe escorrer bem. E forre o recipiente com papel-toalha.

O tempero da salada

É imprescindível que vá em um pote separado. Isso porque, se temperar as folhas em casa, elas chegarão murchinhas no escritório.

O prato principal

Não deve sofrer alterações de textura e sabor ao ser aquecido. Nesse sentido, grelhados e assados são ótimas opções de fontes proteicas. Purês, legumes cozidos, macarrão (sem muito molho) e arroz com feijão também fazem bonito.

Continua após a publicidade

Esqueça as frituras, porque perdem a crocância assim que esquentadas. Os peixes, por mais saudáveis que sejam, são delicados e ficam borrachudos após a passagem pelo micro. Também faz sentido evitar ovo. Ele estraga fácil e pode contaminar o resto da comida.

Os legumes cozidos

Para evitar que soltem muita água, uma boa é prepará-los no vapor. Mas a verdade é que, se estiverem cozidos, o melhor mesmo é acomodá-los junto com o prato quente. Assim, ao aquecer tudo, a umidade não será um problema.

Como armazenar

O correto é que a marmita não fique em temperatura ambiente por mais de três horas. Agora, se não tiver geladeira na firma, uma bolsa térmica recheada com saquinhos de gelo resolve a questão. Aliás, a bolsa é bem-vinda se o trajeto de casa para o trabalho for longo.

Leia também: O jeito certo de guardar os alimentos

Continua após a publicidade

 

Quer um exemplo? Damos 4 receitas saudáveis para você:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.