Cada dia mais popular e estudado por seus efeitos na saúde, o mindfulness protagoniza uma descoberta de peso na Universidade McGill, no Canadá. Ao analisar informações de 1 200 pessoas acompanhadas em 19 pesquisas, os cientistas observaram que aquelas que aderiram à técnica de atenção plena conseguiam perder mais peso ao longo do tempo em comparação com quem se dedicava exclusivamente ao binômio dieta e exercício.
Segundo o psicobiólogo Ricardo Monezi, do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a concentração no presente tem repercussão direta na nossa relação com a comida. “O mindfulness permite uma reeducação alimentar por meio da ressignificação das nossas emoções”, explica. E isso abre caminho a uma postura mais harmônica e controlada na rotina, inclusive à mesa.
Faça você mesmo
Pesquisadora da Unifesp e instrutora de mindfulness, Vera Salvo dá ideias para a prática caber no dia a dia
Foco no prato
Para se concentrar plenamente na comida ou na cozinha, desligue a TV e deixe o celular no silencioso. Sinta aromas, texturas e experiências típicos desse momento.
Sábias escolhas
Veja tudo que está disponível no bufê antes de se servir – assim, você seleciona os alimentos com calma e convicção. Para isso, também é essencial saber ouvir o que o corpo pede.
Toda garfada importa
Enquanto mastiga, muitas vezes você está com os talheres prontos para a próxima mordida, certo? Que tal deixá-los de lado em alguns momentos e saborear direito a refeição?