Quando o tempo começa a esfriar, fica difícil manter aquela saladona nas refeições. E o preço dos alimentos não ajuda também na hora de incluir vegetais no prato.
Por outro lado, as frutas, legumes e verduras (FLV) são importantes para o bom funcionamento do organismo, e quanto mais estiverem presentes no dia a dia, melhor! Bom lembrar a recomendação da Organização Mundial de Saúde, que é de ingerir pelo menos 400 gramas (g), ou 8 porções de 50g, de FLV por dia. O consumo médio do brasileiro é de menos da metade disso.
Então como cumprir essa meta de consumo no frio?
Dá super para manter os vegetais no cotidiano mesmo no inverno – e de formas saborosas! O fato de os vegetais serem versáteis facilita a vida… Aqui vão algumas estratégias para o preparo destes alimentos:
- Aposte em sopas e caldos. Eles podem inclusive servir de entradas, justamente no lugar da salada
- Misture verduras diferentes. Ative a criatividade e descubra novos sabores!
- Faça verduras refogadas ou assadas no forno. São opções práticas, e você também pode fazer combinações diversas
- Use FLV como recheio de tortas, panquecas, omeletes.
Quer mais? Então deixo abaixo uma receita fácil e prática de fazer. Ela pode ser usada como entrada, acompanhamento de carnes, ou até de recheio de uma torta ou tapioca. E também pode ser consumida com aquela torradinha feita em casa – fica uma delícia.
Ingredientes
– 3 berinjelas grandes
– 1 pimentão amarelo pequeno
– 2 pimentões verdes pequenos
– 3 cebolas pequenas
– 10 dentes de alho amassados
– Uva passa branca a gosto
– 300g de azeitona preta
– Lâminas de amêndoas a gosto
– Alecrim a gosto
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– Vinagre
– Bastante azeite
+Leia também: Frutas, legumes e verduras afastariam o câncer de cabeça e pescoço
Modo de preparo
Pique todos os vegetais. Depois misture os ingredientes em uma forma ou travessa e leve ao forno a 1800 até que fique bem macio. Pronto: é simples assim!
Benefícios dos vegetais
Os alimentos de origem vegetal agregam muito à saúde. Eles são ricos em vitaminas e minerais, que auxiliam no equilíbrio do organismo de uma forma geral.
Carregam ainda fibras que, se consumidas junto à ingestão de água, melhoram o trânsito intestinal e geram saciedade. Tudo isso e ainda reduzem o risco de diversos problemas de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares e até cânceres.
E não podemos deixar de falar dos antioxidantes, que protegem as nossas células contra os radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento celular e estão ligados a doenças.